Dados Históricos


Durante os primeiros meses do ano 2005, um grupo de amigos barcelenses, amantes da ornitologia e filiados em clubes das redondezas desta cidade, reuniu-se para formar a Associação Ornitológica de Barcelos, o que veio a acontecer a 14 de Junho de 2005, em reunião convocada para o efeito. Os princípios que norteavam esta iniciativa eram contribuir para o desenvolvimento da ornitologia de uma forma séria e empenhada, para que se não caísse no marasmo que infelizmente acontece em alguns casos. No dia 12 de Julho de 2005, no Primeiro Cartório Notarial de Barcelos, eram aprovados os Estatutos da Associação.

O período de lançamento da AOB coincidiu uma das fases mais conturbadas da ornitologia, como todos devem estar recordados, já que a famigerada “Gripe das Aves” atirou por terra muitas das actividades que estavam programadas e em certa medida contribuiu para um certo esmorecimento dos criadores. Mas como dos fracos não reza a história, não nos deixamos intimidar e rapidamente reunimos um número de sócios considerável, que para além de depositarem na Comissão Instaladora toda a confiança e responsabilidade, também deram alento para os não defraudar e assim encetar uma série de actividades que correspondessem às suas expectativas.

No dia 29 de Outubro de 2005 foi inaugurada a Sede Social, permitindo aos sócios a existência de um local onde, para além da secretaria, podem desfrutar de um espaço de convívio com bar bem como de uma biblioteca onde pode ser consultada literatura sobre ornitologia. Nesta perspectiva de dinamização, para além de outras iniciativas, desde logo nos comprometemos a levar em frente a pretensão de trazer a Barcelos uma exposição ornitológica que dignificasse a cidade e a ornitologia portuguesa. Assim, em parceria com o CCOPV (e mais tarde com o COB), nasceu o projecto do Campeonato Internacional COM do Atlântico, do qual todos nos orgulhamos, e que teve a primeira realização na cidade de Barcelos em Novembro de 2006, sendo posteriormente realizado na cidade da Povoa de Varzim em 2007 e na cidade de Caminha em 2008, estando prevista a quarta edição novamente na cidade de Barcelos em 2009. Embora conscientes das situações que devem ser corrigidas, este tem sido um passo importantíssimo para a ornitologia portuguesa, bem como uma referência internacional, proporcionando a melhoria qualitativa dos nossos criadores e a divulgação do que melhor se vai fazendo. E o sonho foi realizado!

Esperamos que todos se sintam recompensados, especialmente todos aqueles que ao longo destes anos nos foram dando apoio, porque é com todos que se faz o sucesso. É com esta determinação que não atiraremos a toalha ao chão, e nos comprometemos a dar continuidade ao projecto durante os próximos anos, procurando promover um maior êxito, a bem da ornitologia em geral e dos nossos sócios em particular. E nesta medida é com imensa satisfação que agradecemos a todos os que colaboram com a AOB, e em particular, aos nossos sócios, pela confiança e ajuda que tem prestado.

ver mais acerca da constituição da associação

Associação Ornitólogica de Barcelos
site optimizado para Mozilla Firefox | desenvolvido por Anisa